Sobre a autora

Olá, sejam bem-vindos(as)!

Meu nome é Daniele Miki, sou surdocega (Síndrome de Usher), escritora e professora de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Estudei numa escola bilíngue de surdos dos 4 aos 17 anos, onde tive o primeiro contato com a Libras e compreendi o mundo através dessa língua e dos amigos surdos que foram essenciais na construção da minha identidade pessoal.

Sou da primeira turma do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFSC e dentre as diversas disciplinas que compõem a matriz curricular, a que mais me encantou foi a Escrita de Sinais, com a seguinte indagação:

Quem fala português, escreve em português.

Quem fala inglês, escreve em inglês.

Os surdos, em que língua escrevem?

Essa pergunta me levou à reflexão sobre as propostas de ensino para a educação de surdos pois o português era para mim, até então, a língua escrita da Libras. No entanto, o SignWriting estava sendo apresentado como a escrita de línguas de sinais, despertando-me o desejo cada vez maior de aprender e ampliar os conhecimentos neste sistema.

O meu envolvimento com o SignWriting foi intenso e contínuo ao longo da vida acadêmica e ao constatar que o sistema ainda era pouco conhecido, em 2010 decidi criar esse blog a fim de divulgar o SignWriting para a comunidade surda e para os profissionais que atuam na educação de surdos, compartilhando que nós, surdos e surdocegos, também temos a nossa língua escrita.

Em 2013 iniciei o Mestrado em Educação (UEM) no intuito de investigar o desempenho dos alunos surdos de Ensino Médio em conteúdos escolares antes e após o conhecimento do SignWriting, sendo que em 2021 finalizei o Doutorado em Linguística (UFSC), sob a orientação da Prof. Dra. Marianne Rossi Stumpf que foi a minha precursora, introduzindo o SignWriting no curso de Letras Libras. Na minha tese pesquisei as contribuições do SignWriting na aprendizagem de segunda língua (L2) por crianças surdas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Divido aqui com todos vocês as informações e conhecimentos para a consolidação de uma proposta didático-pedagógica direcionada à educação bilíngue de surdos, além de colaborar na expansão dos estudos voltados para essa área.

Sintam-se em casa.

@danielemiki